CONHEÇA MONTE VERDE E A SUA HISTÓRIA.
Monte verde é considerado a Suiça Mineira e foi eleita por algumas vezes MELHOR DESTINO DE ROMANCE E TAMBÉM DE INVERNO. O romance está presente no clima de Monte Verde. Aliás a pequena vila localizada no município de Camanducaia (MG), talvez nem existisse se não fosse o amor e se não houvesse lua de mel.
Foi numa viagem de Lua de mel que o casal de imigrantes Verner Grinberg e Emilia Grinberg conheceu e se encantou pela região que lembrava sua terra natal, a Letônia. Banhada pelo mar Báltico, no leste europeu, a Letônia é um país de clima frio e repleto de bosques. Talvez para se sentir mais em casa, anos depois Verner decidiu se fixar naquele pequeno pedaço de paraíso encravado na Serra da Matinqueira. Aos poucos, outros imigrantes foram se juntando a Grinberg e sua esposa, dando origem à Monte Verde, cujo nome é uma tradução do sobrenome do seu fundador: grin – verde e Berg – Montanha.
A Vila tem personalidade própria, resultado de uma combinação saborosa de várias culturas européias (os próprios letões, alemães, suíços e italianos) com a hospitalidade e simpatia dos mineiros, que recebem sempre com um sorriso nos lábios e disposição para um dedinho de prosa.
A mescla dessas características humanas com a natureza bem preservada na região transformam Monte Verde num convite à paixão em qualquer estágio da vida de um casal. O Friozinho dá vontade de se enroscar sob os edredons, enquanto as ruas tranqüilas estimulam passeios de mãos dadas sob o sol morno ou sob o luar.
Chalés e quartos com vistas deslumbrantes, fondues preparados com capricho, lareiras com labaredas ardentes... Até um simples morango coberto por chocolate ganha sabor de beijo quando degustado aos pés das montanhas que rodeiam a vila.
Entre um carinho e outro, há muita coisa para fazer em Monte Verde. Durante o dia, o destaque é o ecoturismo. A região é um paraíso ecológico protegido por lei.
Para aproveitar a beleza natural, a dica é convidar a cara-metade para uma caminhada. São várias trilhas com diferentes graus de dificuldade, nas quais os visitantes têm contato com fauna e com a flora.
No verão onde temos temperaturas muito agradáveis e favoráveis para outros tipos de atividades, pois propicia desde calmas cavalgadas até passeios radicais com quadriciclos, jipes, motos e trilhas de mountain bike. Para so que não curtem tanta emoção e adrelina assim. a pedida são os passeios de trenzinho, vôos panorâmicos e muita caminhada para desbravar toda nossa natureza em estado bruto.
Depois de curtir o pôr-do-sol no pico de uma montanha, os casais podem visitar os restaurantes que oferecem jantares à luz de vela, com pratos e vinhos que são um brinde ao prazer de viver bem. A Gastronomia é um dos pontos altos de Monte Verde, com opções para todos os paladares, da tradicional cozinha mineira a delícias da culinária européia, passando por criações dos chefs locais que valorizam os ingredientes da região, muitas vezes cultivados organicamente.
Mais a noite está começando.... Com o corpo e o espírito bem alimentados, é hora de voltar para os hotéis e pousadas, que se esmeram para tornar o “enfim sós” um momento muito especial.
É por isso e muito mais que Monte Verde merece o apelido de Vila do Romance.